terça-feira, 7 de julho de 2009

Restaurante Indiano - Curiosidades - o sistema de Castas


Representação das quatro principais castas do hinduísmo em torno do Ganesha.

O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e noutros países e populações de religião Hindu. Embora geralmente identificado com o hinduísmo, o sistema de castas também foi observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos.

A Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. Barreiras de casta deixaram de existir nas grandes cidades, mas persistem principalmente na zona rural do país.



As castas são quatro:
• os brâmanes (Sacerdotes, letrados, nasceram da cabeça de Brahma);
• os xátrias (guerreiros, nasceram dos braços de Brahma);
• os vaixás (comerciantes, nasceram das pernas de Brahma) ;

• os sudras (camponeses, artesãos e operários, nasceram dos pés de Brahma);


À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta (categorizados abaixo dos escravos), considerados intocáveis, até pelos escravos, para não serem "amaldiçoados"; hoje chamados de haridchans, haryans ou "dalits". Com o passar do tempo, vem acontecendo centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar.

A origem do sistema de castas é incerta. Mas acredita-se que se baseia no Deus Brahma divindade que é considerada criadora do universo.

Gandhi foi um dos que lutaram pela inclusão dos intocáveis. Ele próprio passou a lavar o seu e outros banheiros, numa atitude simbólica que tinha por finalidade demonstrar a igualdade entre os homens.

Depois da independência da Índia, em 1947, um intocável, o dr. Ambedkar, participou da redação da nova constituição, que aboliu as castas - da lei, mas não
dos costumes.


Bhimrao Ramji Ambedkar (Marathi: डॊ.भीमराव रामजी आंबेडकर)


Elas vigoram até hoje, mais fortemente nas regiões rurais, e o governo da Índia tem feito campanhas sistemáticas no intuito de transformar esse quadro, estimulando com prêmios casamentos entre castas e proporcionando aos dalits o direito à educação e ao mercado de trabalho.

Apesar de ainda encontrarem muita resistência, os dalits já fizeram conquistas consideráveis: entre outras, a eleição de Mayawati, uma intocável, para governadora do estado de Uttar Pradesh.



Nenhum comentário:

Postar um comentário