quarta-feira, 1 de julho de 2009

Restaurante Indiano - Curiosidades - o Tchai



No Brasil, o café é parte primordial do cotidiano gastronômico nos quatro cantos do país, adaptando-se às estações do ano e ao gosto de quem saboreia, podendo ser quente, frio, com leite e em outras diversas formas de preparação. A Índia também conta com um líquido que ilustra os hábitos de seu povo e que é consumido diariamente por lá: o tchai. Perfumada e exótica, a receita é resultado da mistura entre chá preto, leite e especiarias.

Na realidade, a origem do
Cháe (em sânscrito) é na Índia, depois virou chá na China e Tea na Inglaterra. Originário das terras altas do Himalaia, o tchai é degustado na Índia há muitos mil anos, variando de região para região, e na forma de fazer de família para familia. O mais comum é o Masala Cháe que tem propriedades ayurvédicas e é feito com gengibre, semente de cardamomo, cravo e canela numa fusão da água fervendo com a erva Cháe e shini (açucar) a gosto. O sabor varia entre diversas opções, mas principalmente usa-se o Darjeeling ou Assan e, por fim, coloca-se um pouco de leite.

Esse hábito de tomar o tchai várias vezes ao dia, em casa e no trabalho, é comum em toda a Índia, mesmo em regiões quentes. Os ingleses levaram também esse hábito para a Inglaterra, além de importarem esses diversos tipos de chá preto da Índia para seu país até hoje.


Fonte: Caminho das Índias


Nenhum comentário:

Postar um comentário