quinta-feira, 28 de maio de 2009

Curiosidades: A moeda Indiana


Na Índia, todas as notas trazem a imagem de Gandhi

A rupia ou rúpia (em híndi e urdu: rupiya, do sânscrito rūpyakam, "moeda de prata") é a moeda oficial de Índia, Paquistão, Sri Lanka, Nepal, Maurícia, Seicheles, Indonésia e Maldivas. Divide-se em cem unidades, denominadas centavos nas ilhas Seicheles, Maurício e Sri Lanka; paisa (plural paise), na Índia e Nepal, sen, na Indonésia, e laaris, nas Maldivas. Seu símbolo é ₨ or Rs.

A origem da palavra "rupia" é o termo sânscrito rūp ou rūpā ("prata"), donde rúpya ("prata amoedada") e rūpyakam , "moeda de prata". Seu primeiro registro em português é de 1608.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Curiosidades: No Estado de Goa na Índia fala-se o português



Goa é um estado da Índia. Situa-se entre Maharashtra a norte e Karnataka a leste e sul, na costa do Mar da Arábia, a cerca de 400 km a sul de Bombaim. É o menor dos estados indianos em território e quarto menor em população, e o mais rico em PIB per capita da Índia.

A sua língua oficial é o concani, mas ainda existem pessoas neste estado que falam português, devido ao domínio de Portugal na região por mais de 400 anos. As suas principais cidades são Betul Beach, Cape Rama, Chauri (Canacona), Mapusa, Margão (Madgaon, pronúncia aproximada em concanim) e Panaji (ou Pangim, antigo nome português).

Goa, a partir de 1510, foi a capital do Estado Português da Índia, tendo sido integrada pela força na União Indiana em 1961.


sábado, 23 de maio de 2009

Como fazer a maquiagem da personagem Maya da Novela Caminhos das Índias



A personagem Maya, interpretada pela atriz Juliana Paes, virou referência de beleza para centenas de mulheres, que passaram a imitar seu visual.
A make característica da Índia, que destaca bastante a região dos olhos, pode ser feita em casa sem precisar contar com um arsenal de produtos. Aliás, para as mulheres de lá, o lápis kajal é o item mais importante, diria até, indispensável.

As indianas são morenas e para alcançar um resultado bem próximo ao delas, algumas mulheres precisam recorrer ao auto-bronzeamento. A própria Juliana Paes, costuma usar esses produtos, dando preferência aos líquidos, para garantir um bronzeado natural.

No resto, as cores são sempre muito bem-vindas. Quanto mais coloridas e alegres, melhor. "
Dica da atriz Juliana Paes antes da maquiagem:

"Como costumo me maquiar pela manhã, chego ao estúdio com o rosto inchado. Uma dica é pegar um pouco de gelo e passar por todo o rosto. Isso ajuda a diminuir o inchaço, e só depois inicio a maquiagem."

Passo-a-Passo por Marcelo Gomes (maquiador)

1 - Escolha uma base, que mais se aproxime ao seu tom de pele e a espalhe pelo rosto inteiro. Se puder, opte por uma base líquida e faça o procedimento usando um pincel;

2 - Se necessário, use um corretivo (também próximo ao seu tom de pele) e corrija olheiras, espinhas e manchas. Passe nos cantos externos do nariz, também;

3 - Como as indianas são morenas, opte por um tom de blush escuro, como um marrom ou bege escuro. Para não errar o lugar correto, faça biquinho e marque a arte mais alta (em cima do osso), em direção às têmporas. O ideal é usar um pincel chanfrado em diagonal, que já elimina o excesso do produto;

4 - Coloque pó iluminador dourado nas maçãs do rosto e nas têmporas para destacar o visual e deixá-lo mais cintilante;

5 - Com uma sombra colorida, nesse caso, optei por uma dourada, pinte toda a região côncava do olho. Na falta de kajal, abuse do lápis preto, em cima e abaixo dos olhos, bem rente aos cílios. Você pode fazer um leve ¿gatinho¿ no canto dos olhos para garantir o look indiano. Caso não tenha firmeza, use um pincel para esfumaçar o lápis preto. Isso também dará um olhar marcante.


6 - Passe muito rímel;

7 - Como nessa maquiagem, o destaque deve ficar na região dos olhos, faça uma boca mais natural. Use apenas um hidratante labial ou opte por batons mais clarinhos.

8 - Se a ideia é incorporar a cultura indiana, com sombra colorida e ajuda do pincel, faça um enfeite na área da testa(com um bindi), entre as sobrancelhas (um pouco mais acima). Agora é desfilar e arrancar suspiros como Maya!

Fonte:Terra
Oferecimento


Lojas Mína Índia: roupas, artesanato, acessórios e movéis

Em dois endereços:
MINA INDIA JK
Av: Presidente Juscelino Kubistchek nº 1138(ao lado do restaurante Delhi Palace)
Itaim Bibi - São Paulo-SP
Fone: (11) 3078-0959

MINA INDIA BRÁS
R: Xavantes nº 215/253
Brás - São Paulo- SP
Fone: (11) 2796-4405



sexta-feira, 22 de maio de 2009

Curiosidades da Culinária Indiana: Naan




Naanpão indiano à base de farinha branca levemente fermentada por meio de produtos naturais, tradicionalmente cozido em forno tandoori (forno indiano).

O naan original é assado em forno tandoori, que é um forno parecido com um grande vaso detandoori. O pão é assado nas paredes do forno. Pode ser assado também em forno a lenha.



quarta-feira, 20 de maio de 2009

Curiosidades: Fashion Week Indiana



O evento, que na verdade se chama Lakmé Fashion Week, é patrocinado pela marca de cosméticos homônima, uma das maiores da Índia. A organização e produção fica por conta da IMG Fashion, que também organiza as Semanas de Moda de NY, Miami e Berlim.

Esse ano a Semana da Moda da Índia comerou 10 anos, na passarela ricos bordados em blusas e vestidos. O que chama mais atenção são os sáris, que é uma vestimenta típica das mulheres indianas e que podem consumir até seis metros de tecido.
Oferecimento:

Lojas Mína Índia
: roupas, artesanato, acessórios e movéis


Em dois endereços:
MINA INDIA JK
Av: Presidente Juscelino Kubistchek nº 1138(ao lado do restaurante Delhi Palace)
Itaim Bibi - São Paulo-SP
Fone: (11) 3078-0959

MINA INDIA BRÁS
R: Xavantes nº 215/253
Brás - São Paulo- SP
Fone: (11) 2796-4405



quarta-feira, 13 de maio de 2009

Curiosidades : Significado da palavra नमस्ते Namastê

Namastê ou Nasmasté (em sânscrito: नमस्ते, [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação falada, bastante comum no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.

Utiliza-se na India e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. Na ioga, namaste é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”. Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".

Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado. É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Quando dito a outra pessoa, também poderá significar: "O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti".

Namastê



sexta-feira, 8 de maio de 2009

O papel da mãe na cultura indiana


A Mãe adotiva de Krishna , Yashoda

Desde os tempos memoráveis a mulher tem sido a preservação e perpetuação dos valores humanos, no âmbito da religião hindu. Graças ao aumento da conscientização e educação da mulher, ela é capaz de garantir esta responsabilidade.

O Hinduísmo reconhece a mãe acima de tudo. A Mitologia hindu é repleta de histórias de aprendizagem, e justamente, acreditava que as atitudes e valores da mãe tem relação direta com a personalidade da criança. Há exemplos em que mães têm influenciado a mentalidade dos seus filhos, que passaram a se tornar grandes homens e líderes religiosos, como Mahatma Gandhi, Swami Vivekananda, Shivaji, eles foram preparados por suas mães,que transmitiam a essência da religião , através de simples histórias e canções .


Na Índia, o papel da mulher é muito importante e fundamental em uma grande família, principalmente em relação à educação das crianças.
No entanto, hoje em dia, com muitas mães trabalhando fora, existem organizações religiosas que tem formado mulheres para a condução da educação, organizando oficinas semanais e centros de formação religiosa para as crianças. Essas mulheres, que servem a causa da religião, são chamadas sevikas.


sábado, 2 de maio de 2009

Mural Cultural Delhi Palace : Virada Cultural em São Paulo


A quinta edição da Virada Cultural acontece hoje e amanhã. Boa parte da programação, especialmente shows e performances, será apresentada no centro de São Paulo.

Das 18 horas do próximo dia 2 de maio às 18 horas do dia 3, cerca de 800 atrações irão ocupar o centro da capital em 150 locais diferentes.

Veja a programação completa: http://viradacultural.org/


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mural Cultural Delhi Palace : भारत ÍNDIA


भारत गणराज्य Bhārat Gaṇarājya República da Índia

A Índia (em hindi भारत, transl. Bharat; em inglês India), é um país federal asiático que ocupa a maior parte do subcontinente indiano e ainda as ilhas Laquedivas e Andamão e Nicobar.

A Índia é uma república parlamentar que consiste em 28 estados e em 7 territórios federais o nome oficial do país é República da Índia, e sua capital é Nova Délhi.



O nome Índia é derivado de Indus, que é derivado da palavra Hindu, em persa antigo. Do sânscrito Sindhu, a denominação local histórica para o rio Indus]Os gregos clássicos referiam-se aos indianos como Indoi (Ινδοί), povos do Indus
A constituição da Índia e o uso comum em várias línguas indianas igualmente reconhecem Bharat como um nome oficial de igual status. Hindustão (ou Indostão), que é a palavra persa para a “terra do Hindus” e historicamente referida ao norte da Índia, é também usada ocasionalmente como um sinônimo para toda a Índia.


A Índia costuma ser apontada como a maior democracia do mundo, pois conta com o maior eleitorado dentre os países democráticos. O país adotou como forma de Estado a federação, com um parlamento bicameral que funciona com base em um sistema parlamentarista de estilo Westminster.

O clima da Índia varia entre o tropical, ao sul, e o mais temperado, no norte.


A Índia é o segundo país do mundo em população, estimada em (1.100) um bilhão e cem milhões de habitantes (2006). Com uma população diversificada, a língua, a casta e a religião desempenham papel importante na organização social e política do país. Embora 80,5 por cento da população sejam hindus, a Índia conta também com o segundo maior contingente de muçulmanos no mundo (13,4%) , ademais de outros grupos religiosos como cristãos (2,3%), siques (1,9%), budistas (0,8%), jainistas (0,4%) e outros. Povos tribais nativos constituem 8.1% da população.

Duas das grandes famílias lingüísticas estão representadas na Índia: a indo-ariana (falada por 74% da população) e a dravídica (24%). A constituição indiana considera como oficiais 23 diferentes línguas, embora o híndi e o inglês sejam usados pelo governo federal para fins oficiais. O sânscrito (mais antigo que o hebraico e o latim) e o tâmil são consideradas línguas clássicas. O número de dialetos falados na Índia chega a 1 652.

Síntese dos Dados Principais

ÁREA: 3.287.782 km²
CAPITAL DA ÍNDIA: Nova Délhi
POPULAÇÃO: 1,080 bilhão (estimativa 2005)
MOEDA DA ÍNDIA: rúpia indiana
NOME OFICIAL: República da Índia (Bharat Juktarashtra).
NACIONALIDADE: indiana
DATA NACIONAL: 26 de janeiro (Proclamação da República); 15 de agosto (Independência); 2 de outubro (aniversário de Gandhi).
GEOGRAFIA DA ÍNDIA:
LOCALIZAÇÃO: centro-sul da Ásia
FUSO HORÁRIO: + 8 h30min em relação à Brasília
CLIMA DA ÍNDIA : clima de monção (maior parte), clima tropical, equatorial (S), árido tropical (NO), de montanha (N).
CIDADES DA ÍNDIA (PRINCIPAIS): Mumbai (ex-Bombaim), Calcutá, Nova Délhi; Madras, Bangalore.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: indo-arianos 72%, drávidas 25%, mongóis e outros 3% (censo de 1996).
IDIOMAS: hindi (oficial), línguas regionais (principais: telugu, bengali, marati, tâmil, urdu, gujarati).
RELIGIÃO: hinduísmo 80,3%, islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 3,8% (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 2%, budismo 0,7%, jainismo 0,5%, outras 1,7% (em 1991).
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 329 hab./km2
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,6% ao ano (1995 a 2000)
TAXA DE ANALFABETISMO: 44,2% (censo de 2000).
RENDA PER CAPITA: US$ 3.019 (estimativa 2005).
ECONOMIA DA ÍNDIA :
Produtos Agrícolas: algodão em pluma, arroz, chá, castanha de caju, juta, café, cana-de-açúcar, legumes e verduras, trigo, especiarias, feijão.
Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, eqüinos, camelos, búfalos, aves.
Mineração: minério de ferro, diamante, carvão, asfalto natural, cromita.
Indústria: alimentícia, siderúrgica (ferro e aço), têxtil, química e medicamentos