sexta-feira, 8 de maio de 2009

O papel da mãe na cultura indiana


A Mãe adotiva de Krishna , Yashoda

Desde os tempos memoráveis a mulher tem sido a preservação e perpetuação dos valores humanos, no âmbito da religião hindu. Graças ao aumento da conscientização e educação da mulher, ela é capaz de garantir esta responsabilidade.

O Hinduísmo reconhece a mãe acima de tudo. A Mitologia hindu é repleta de histórias de aprendizagem, e justamente, acreditava que as atitudes e valores da mãe tem relação direta com a personalidade da criança. Há exemplos em que mães têm influenciado a mentalidade dos seus filhos, que passaram a se tornar grandes homens e líderes religiosos, como Mahatma Gandhi, Swami Vivekananda, Shivaji, eles foram preparados por suas mães,que transmitiam a essência da religião , através de simples histórias e canções .


Na Índia, o papel da mulher é muito importante e fundamental em uma grande família, principalmente em relação à educação das crianças.
No entanto, hoje em dia, com muitas mães trabalhando fora, existem organizações religiosas que tem formado mulheres para a condução da educação, organizando oficinas semanais e centros de formação religiosa para as crianças. Essas mulheres, que servem a causa da religião, são chamadas sevikas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário