segunda-feira, 8 de junho de 2009

Curiosidades da Cultura Indiana: O namoro na Índia

casal da novela "Caminhos das Índias"

Nas sociedades ocidentais a formação de casais se dá pela escolha livre de seus pares, o mesmo não ocorre para os casais indianos.
São as famílias -e não os noivos- que escolhem os nubentes para seus filhos,que não tem direito de exercer sua vontade nessa decisão. Mais de noventa por cento dos casamentos são realizados sem nenhum período de namoro, tradicional nos países ocidentais. É freqüente na Ìndia que o noivo e noiva, no dia do casamento, estejam se encontrando apenas pela segunda ou quinta vez na vida.

Sem namoro, por esse sistema conhecido por “arranged marriage”, a escolha de um bom partido cabe aos pais dos futuros noivos. Quando os filhos estão preparados para o casamento (idade, estudos, profissão), os pais se encarregam de sondar possibilidades entre famílias conhecidas, de pedir alguma dica a parentes e até mesmo de colocar anúncios nos jornais: procura-se noivo(a)!

Os jornais de maior circulação no país trazem um caderno chamado “Matrimonials” que, nas edições de domingo, compete com os classificados em formato, em espaço ocupado e no valor que se paga por anúncio (o equivalente a uns R$ 50, por um anúncio bem pequeno), segundo o jornalista A. Thomas.

O baixo número de separações e divórcios no país revela que o namoro não é essencial para o sucesso da união estável entre marido e mulher. Os indianos acreditam que a vida familiar é o estado natural dos seres humanos, onde há mais chance de sermos felizes e realizarmos nossas mais altas inspirações, dentro do Dharma.



Fonte:Revista Costumes da Índia



Um comentário: